Confea padroniza conteúdo que estudante deve cursar para obter atribuição profissional

21-10-2010 16:12

 

Confea padroniza conteúdo que estudante deve cursar para obter atribuição profissional

20/10/2010

A segunda reunião da Comissão Especial para Harmonização da Matriz do Conhecimento acontece de 15 a 20 de outubro. Durante este período, 26 profissionais das diversas áreas do Sistema Confea/Crea e os conselheiros federais integrantes da Comisão de Educação e Atribuição Profissional estão elencando os conteúdos das áreas do conhecimento para definir atribuições profissionais.

“Para ter uma atribuição, o profissional tem que cursar determinados conteúdos. São esses conteúdos que a Matriz do Conhecimento estabelece”, explicou o conselheiro federal Lino Gilberto da Silva. Segundo ele, a Matriz servirá de referência para as instituições de ensino no momento da criação de novos cursos. “Com a Matriz pronta, o elaborador do curso saberá quais conteúdos ele deve abranger para que seu aluno formado tenha determinada atribuição”, explicou.

Nos casos dos já formados, a Matriz do Conhecimento ajuda quando o profissional faz um curso de especialização, mestrado ou doutorado. “Antigamente, ao se especializar, o profissional só adquiria conhecimento. Hoje, ele pode exigir do Crea a atribuição”, explicou Lino. De acordo com ele, quando pronta, a Matriz do Conhecimento também ajudará os Creas no momento da concessão de atribuição para esses profissionais especializados.

A primeira reunião, que ocorreu no final de setembro, teve como objetivo fazer com que as diferentes modalidades profissionais chegassem a um consenso quanto aos tópicos básicos das diretrizes curriculares (disciplinas como matemática, física, química, etc.).

Já a reunião que ocorre nesta semana tem como objetivo abordar os tópicos profissionalizantes (ou seja, as disciplinas mais específicas), para também se chegar a um consenso sobre aquelas disciplinas que fazem interface entre duas áreas profissionais (disciplinas comuns à engenharia civil e arquitetura, por exemplo).

O próximo encontro ocorrerá junto com a segunda etapa do Congresso Nacional de Profissionais, de 17 a 19 de novembro, mês em que está previsto o encerramento do trabalho de harmonização da Matriz do Conhecimento.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Confea

Fonte: MundoGeo online

 

Voltar

Contatos

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode