Dia do Engenheiro Cartógrafo - 6 de maio

05-05-2016 20:46

Dia do Engenheiro Cartógrafo - 6 de maio

O Dia do Cartógrafo foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado no Brasil.

O fato se deu em 27 de abril de 1500, segundo o Calendário Juliano utilizado na época, quando Mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da Baía de Cabrália - atual Porto Seguro.

Porém, o documento foi enviado à corte juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, na data corrigida para o atual Calendário Gregoriano, 6 de maio. Os profissionais são conhecidos como artistas da ciência de compor cartas geográficas.

A profissão de engenheiro cartógrafo é uma das mais antigas do país e do mundo. No Brasil, sua origem remonta a 23 de abril de 1811, quando foi criada a Academia Real Militar, a qual mudou de nome quatro vezes: Imperial Academia Militar (1822), Academia militar da Corte (1832), Escola Militar (1840) e Escola Central (1958), que mais tarde se tornou a Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, concentrando o ensino de diversas disciplinas, incluída a cartografia.

O Cartógrafo é o responsável pelo estudo dos mapas, que teve início nos séculos XV e XVI. A confecção dos mapas é praticada desde os tempos pré-históricos, e eles servem para fornecer a visualização de dados espaciais. Aristóteles e Hiparco foram responsáveis por produzir mapas com latitudes e longitudes na Grécia Antiga.

No Brasil, os estudos de cartografia estão relacionados ao processo histórico de produção de mapas para a descrição do território. O Exército Brasileiro e o IBGE são algumas das instituições brasileiras que se destacam neste segmento de estudo.

A Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria, e Sensoriamento Remoto é uma das mais antigas sociedades técnico-científica em atividade no Brasil. Foi fundada em 28 de outubro de 1958 como sociedade de âmbito nacional e caráter técnico-científico, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, a maioria dos cursos de Engenharia Cartográfica dá também a atribuição de Engenheiro de Agrimensura. Desta forma, o profissional é denominado Engenheiro Cartógrafo e de Agrimensura.

O Dia do Cartógrafo é comemorado em 6 maio, e celebra todos os profissionais desta área no país.  

A ABEC-PR, O IEP - Institudo de Engenharia do Paraná, através da sua Câmara Técnica de Ciências da Terra, e o MundoGEO parabenizam todos os Engenheiros Cartógrafos, pelo seu dia.

Voltar

Contatos

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode