Duas engenheiras cartógrafas levam o prêmio Destaque Profissional 2019.

17-09-2019 11:47

Duas engenheiras cartógrafas levam o prêmio Destaque Profissional 2019

ABEC-PR indicou duas profissionais para concorrer ao prêmio, organizado pelo CREA-PR


 

 

No Mês de setembro o Conselho Regional de Agronomia e engenharia do Paraná – Crea-PR promoveu a votação para o Prêmio Destaque Profissional 2019, contemplando três categorias, Carreira Destaque, Profissional Destaque e Educador Destaque.

O prêmio

Prêmio, que está na sua 5ª edição, elegeu duas profissionais da Cartografia que foram indicadas pela Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos do Paraná - ABEC-PR. Representando a regional Curitiba, na Carreira Destaque a eleita foi a Engenheira Cartógrafa Joceli de Andrade Bogusz e Profissional destaque a Engenheira Cartógrafa Mirian Isabel Say, ambas concorreram com outros profissionais ligados ao Crea-PR.

Os vencedores desta 6ª edição do Prêmio, escolhidos por meio de eleição pelos presidentes de entidades de classe, inspetores e conselheiros do Crea-PR, serão homenageados durante o 45º Epec – Encontro Paranaense de Entidades de Classe, que será realizado Foz do Iguaçu, no início de novembro.

Criado em 2014 com objetivo de dar ainda mais foco à valorização profissional, o Prêmio já reconheceu uma centena de profissionais em diversas regiões do Estado, indicados nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Mas esta é a primeira vez que a ABEC-PR faz as duas indicações, o objetivo é aproveitar a oportunidade para valorizar também os profissionais da área de Cartografia e de Agrimensura. Para a Presidente da Associação, a Engenheira Cartógrafa Taciana Malheiros Vannucci, “esse prêmio nos coloca mais próximos dos profissionais, queremos que a cartografia e a agrimensura sejam reconhecidas como peça fundamental para todas as áreas das geotecnologias importantes para sociedade, e com profissionais habilitados que tenham conhecimento e ética para atender o mercado, seja com estudos científicos de nível das marés, monitoramento de grandes hidrelétricas, locação de usinas eólicas, mapeamento para cadastro urbano, processamento de imagens digitais para cultivo, georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, projetos de CAR ou mapeamentos com Vants” relata.

Quem são as premiadas

A engenheira cartógrafa e de Agrimensura Joceli, premiada na categoria Carreira Destaque é uma profissional que atua no mercado de geotecnologias há mais de vinte anos, formada pela Universidade Federal do Paraná em 2003, atuou por 25 anos na Companhia Paranaense de Energia – Copel, nas áreas de Engenharia e Projeto Civil, Imobiliária, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Destes, trabalhou por  mais de sete anos em cargos  gerenciais  nas  áreas  de  Meio Ambiente,  Sustentabilidade  e  Responsabilidade  Social. E no período de  2017  a  2019  foi  coordenadora  Executiva  do  Centro  do  Programa Cidades do Pacto Global da ONU, para o Sul do Brasil. Atualmente está desenvolvendo projetos para o Estado do Paraná, na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

E a Profissional destaque a Engenheira Cartografa Mirian Isabel Say, também formada pela Universidade Federal do Paraná, é atualmente uma profissional liberal que já desenvolveu importantes projetos de mapas temáticos, um deles faz parte Map Book, volume 29, da empresa Esri, com a temática cartografia. http://media.esri.com/mapbook/volume29.pdf

Para a Inspetora da Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho - CEAEST, Ágatha Branco, “é importante frisar que estamos vivendo um novo momento na área de Geotecnologias, onde o foco está nas tecnologias embarcadas, sejam em mapas online, aplicativos com geolocalização ou vants (drones), porém o profissional responsável por todos esses avanços é o da Cartografia e de Agrimensura. Não basta saber apertar botões é importante ter o conhecimento de geodésia, cartografia temática, levantamentos topográficos, fotogrametria, sensoriamento remoto, cadastro técnico urbano e rural e da legislação envolvida. E o profissional que detém essa formação é o Cartografo e de Agrimensura, e as duas ganhadoras desse prêmio são mais que merecedoras”, comentou.

E considerando o avanço e a importância do uso das Geotecnologias nas diversas áreas, Vannucci completa, “ficamos muito felizes com essa premiação e em ter duas engenheiras cartografas e de agrimensura, que atuam em áreas diferentes, premiadas que vão representar lindamente toda a nossa classe profissional”.

Saiba mais sobre o Prêmio Destaque Profissional: https://www.crea-pr.org.br/ws/eventos-institucionais/premio-destaque-profissional

 

 

Voltar

Contatos

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode