Meio ambiente e a importância dos dados históricos mapeados
05-06-2020 08:25
No dia em que comemoramos o dia Meio Ambiente queremos te dizer o quanto é importante preservamos cada metro quadrado.
Por AbecPR
Mais do que nunca vivemos tempos que o meio ambiente tem mostrado os sinais de alerta vermelho, seja com furações mais decorrentes, tsunamis devastadores, terremotos mais intensos, queimadas frequentes, enchentes, secas. Sim o planeta está pedindo socorro e a pandemia que estamos vivendo é hoje o principal alerta.
E por aqui, chegou junto com a maior estiagem no Paraná, que há um ano tem causado impactos no sistema de abastecimento público de Curitiba e Região Metropolitana. A Falta de chuva compromete vazão de rios, represas e abastecimento de reservatórios em Curitiba e Região Metropolitana. De acordo com a Sanepar (companhia de saneamento do Paraná) quatro barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC) estão, atualmente, com 56,54% de ocupação.
Em toda a região o abastecimento de água está comprometido e a população tem sofrido com o racionamento, mesmo com a chuva dos últimos dias, ainda não foi o suficiente para estabilizar os reservatórios. As imagens mostram a diferença durante esse longo período de estiagem.
Isso é apenas mais um dos indicativos que o Meio Ambiente precisa ser preservado, a legislação de Apas e UTPS, reservas ambientais, nascentes, precisam ser respeitadas.
As geotecnologias conseguem mapear dados históricos do meio ambiente a partir de imagens de satélite, de fotografias aéreas, de dados de laser scanner, de informações da topografia, de cadastro multifinalitários, da geodésia, do solo, da atmosfera. A tecnologia para controlar o meio ambiente existe e tudo isso é possível visualizar em forma de mapas temáticos desenvolvidos por quem tem responsabilidade com o meio ambiente e com a precisão da informação.
Só assim podemos ajudar na dinâmica de onde se devem tomar ações preventivas e corretivas para que os danos ao planeta Terra sejam minimizados ou evitados.
Meio Ambiente é terra, meio ambiente é água, meio ambiente é fauna e flora, meio ambiente é saúde, meio ambiente é tecnologia, meio ambiente é tudo.
Seja responsável, preserve para manter se aqui, vivo!!
*Texto: Ágatha Branco – Engenheira Cartógrafa, responsável técnica pela comunicação da Abec-PR