Meio ambiente e a importância dos dados históricos mapeados

05-06-2022 08:25

No dia em que comemoramos o dia Meio Ambiente queremos te dizer o quanto é importante preservamos cada metro quadrado.

Por AbecPR

 

Mais do que nunca vivemos tempos que o meio ambiente tem mostrado os sinais de alerta vermelho, seja com furações mais decorrentes, tsunamis devastadores, terremotos mais intensos, queimadas frequentes, enchentes, secas. Sim o planeta está pedindo socorro e a pandemia que estamos vivendo é hoje o principal alerta.

E por aqui, em 2020 vivemos a maior estiagem no Paraná, que durante um ano causou impactos no sistema de abastecimento público de Curitiba e Região Metropolitana. A Falta de chuva comprometeu a vazão de rios, represas e abastecimento de reservatórios em Curitiba e Região Metropolitana. Na época, a SANEPAR realizou uma série de rodízios, onde a população ficava de 24 a 72 horas sem água. A importância da economia deve e faz parte do nosso dia a dia.


De acordo com a Sanepar (companhia de saneamento do Paraná) quatro barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC) chegando em 26,7% da capacidade em 11 de novembro de 2021.

Em toda a região o abastecimento de água está comprometido e a população tem sofrido com o racionamento, mesmo com a chuva dos últimos dias, ainda não foi o suficiente para estabilizar os reservatórios. As imagens mostram a diferença durante esse longo período de estiagem.

Isso é apenas mais um dos indicativos que o Meio Ambiente precisa ser preservado, a legislação de Apas e UTPS, reservas ambientais, nascentes, precisam ser respeitadas.

As geotecnologias conseguem mapear dados históricos do meio ambiente a partir de imagens de satélite, de fotografias aéreas, de dados de laser scanner, de informações da topografia, de cadastro multifinalitários, da geodésia, do solo, da atmosfera. A tecnologia para controlar o meio ambiente existe e tudo isso é possível visualizar em forma de mapas temáticos desenvolvidos por quem tem responsabilidade com o meio ambiente e com a precisão da informação.

Só assim podemos ajudar na dinâmica de onde se devem tomar ações preventivas e corretivas para que os danos ao planeta Terra sejam minimizados ou evitados.

Meio Ambiente é terra, meio ambiente é água, meio ambiente é fauna e flora, meio ambiente é saúde, meio ambiente é tecnologia, meio ambiente é tudo.

Seja responsável, preserve para manter se aqui, vivo!!

*Texto: Ágatha Branco em 2020 – Engenheira Cartógrafa, responsável técnica pela comunicação da Abec-PR, revisado por Murian e Taciana em 2022.

 

Voltar

Arquivos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

© 2020 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode