Meio ambiente e a importância dos dados históricos mapeados

05-06-2020 08:25

No dia em que comemoramos o dia Meio Ambiente queremos te dizer o quanto é importante preservamos cada metro quadrado.

Por AbecPR

 

Mais do que nunca vivemos tempos que o meio ambiente tem mostrado os sinais de alerta vermelho, seja com furações mais decorrentes, tsunamis devastadores, terremotos mais intensos, queimadas frequentes, enchentes, secas. Sim o planeta está pedindo socorro e a pandemia que estamos vivendo é hoje o principal alerta.

E por aqui, chegou junto com a maior estiagem no Paraná, que há um ano tem causado impactos no sistema de abastecimento público de Curitiba e Região Metropolitana. A Falta de chuva compromete vazão de rios, represas e abastecimento de reservatórios em Curitiba e Região Metropolitana. De acordo com a Sanepar (companhia de saneamento do Paraná) quatro barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC) estão, atualmente, com 56,54% de ocupação.

Em toda a região o abastecimento de água está comprometido e a população tem sofrido com o racionamento, mesmo com a chuva dos últimos dias, ainda não foi o suficiente para estabilizar os reservatórios. As imagens mostram a diferença durante esse longo período de estiagem.

Isso é apenas mais um dos indicativos que o Meio Ambiente precisa ser preservado, a legislação de Apas e UTPS, reservas ambientais, nascentes, precisam ser respeitadas.

As geotecnologias conseguem mapear dados históricos do meio ambiente a partir de imagens de satélite, de fotografias aéreas, de dados de laser scanner, de informações da topografia, de cadastro multifinalitários, da geodésia, do solo, da atmosfera. A tecnologia para controlar o meio ambiente existe e tudo isso é possível visualizar em forma de mapas temáticos desenvolvidos por quem tem responsabilidade com o meio ambiente e com a precisão da informação.

Só assim podemos ajudar na dinâmica de onde se devem tomar ações preventivas e corretivas para que os danos ao planeta Terra sejam minimizados ou evitados.

Meio Ambiente é terra, meio ambiente é água, meio ambiente é fauna e flora, meio ambiente é saúde, meio ambiente é tecnologia, meio ambiente é tudo.

Seja responsável, preserve para manter se aqui, vivo!!

*Texto: Ágatha Branco – Engenheira Cartógrafa, responsável técnica pela comunicação da Abec-PR

 

Voltar

Contatos

PALAVRA DO CONSELHEIRO

  • 08-07-2013 09:29

    Plenária mês de junho

    Na última Reunião de Renovação do Terço do CREA-PR foi colocado em votação a formatação do Plenário do CREA-PR para 2014. Também nesta reunião, deliberou-se sobre o destino dos representantes da Geologia e Engenharia de Minas, uma vez que a câmera desta modalidade foi extinta em função da...

  • 12-06-2013 08:59

    Câmara de Agrimensura

    No mês de junho a agenda de nossos Conselheiros é: 17- Reunião da Câmara de Engenharia Civil (da qual os Cartógrafos ainda fazem parte) 18 - Reunião da Comissão de Renovação do Terço de Conselheiros (Comissão que analisa a criação de vagas de Conselheiros e registro de entidades de classe no...

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode