Palestra sobre Cartografia e Estradas traz estudo de caso e fala sobre atuação no ramo
19-10-2020 12:11
Aconteceu na última quinta-feira (15), a segunda palestra do TECABEC. O evento online reuniu engenheiros cartógrafos, estudantes e membros da Associação dos Engenheiros Cartógrafos do Paraná (ABEC-PR).
Dando início ao ciclo de palestras o presidente do CREA, Engº Ricardo Rocha que retornou para encerrar a primeira gestão até dezembro de 2021 e foi reeleito com quase 80% dos votos válidos, parabenizou pela organização e destacou que a ABEC-PR se adaptou rapidamente a nova realidade e criou o TECABEC. Além disso o presidente ficou à disposição para próximas ações como essa, que envolvem engenheiros cartógrafos e passou para o vice-Presidente da ABEC-PR, Pedro Luiz Faggion. Esse por sua vez falou um pouco sobre o papel da Associação e avanços ao longo dos anos.
Após a abertura, o primeiro palestrante, André Tedeschi que é engenheiro cartógrafo, formado pela UFPR em 2007, com mestrado em Ciências Geodésicas também pela UFPR e servidor público na Prefeitura Municipal de Xangri-Lá no RS, explanou sobre sua experiência profissional na área de estradas, explicando um pouco do conceito de cartografia e agrimensuras.
“Tanto a definição de cartografia da Associação Cartográfica Internacional, quanto a lei e a base curricular do engenheiro cartógrafo ampara o profissional na participação de projetos envolvendo estradas. O engenheiro cartógrafo e de agrimensura é o profissional que vai levantar o meio físico, através de plantas, cartas, mapas, analógicas ou digitais, bem como utilizá-los para gerar novos produtos. Nesse sentido, esses produtos podem subsidiar, por exemplo, a engenharia civil, na parte de estradas”.
Tedeschi destacou ainda a importância da profissão em impactos ambientais e obras de grande porte e falou sobre sua experiência profissional, sobretudo na área da topografia, citando obras importantes, como por exemplo, a construção da balança para pesagem de caminhões na cidade de Campo Largo.
Logo na sequencia, complementando o assunto, a engenharia cartógrafa, Silvia Maria Ferreira, especialista em Gestão de Projetos pela Mackenzie e com experiência em topografia desde 2009, mostrou um estudo de caso de uma estrada mapeada com laser scanner móvel (MMS) e com drone (EBE PLUS), abordando a metodologia e os resultados obtidos.
Durante a palestra ela ressaltou que o projeto de engenharia de estradas é dividido em duas fases: a primeira fase é estudo e a segunda projeto da estrada. “A topografia faz parte do estudo, é o início do projeto. Ela traz informações profundas para entender todas as necessidades, como é o terreno, rodovia, enfim, tudo que é necessário para iniciar o projeto. É preciso conhecer o terreno onde está pisando”, diz ela.
Sobre o projeto, Silvia mencionou que foram mapeados 34 quilômetros, utilizando as tecnologias laser scanner móvel e drone. Ela destacou a importância de cada uma delas e como se complementam.
“É um projeto executivo. O laser scaner móvel consiste num sistema a laser que alcança 70 a 300 metros, gerando a nuvem de pontos e com a ladybug5 faz fotos georreferenciadas de toda rodovia. Já o outro equipamento, drone EBEE PLUS, traz uma ótima precisão também. Porém se usarmos somente o drone, essa precisão se torna insuficiente, não conseguiríamos cadastrar todos os pontos, da mesma forma, se usássemos só o laser scanner. A dica é: aprendizado contínuo e inovação. O melhor profissional é aquele que sabe qual a melhor tecnologia que atende aquele projeto”, finaliza.
Essa foi a segunda de quatro palestras que estão sendo promovidas, de forma online, através do TECABEC - uma iniciativa via Termo de Fomento/Colaboração com o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná).
O próximo evento acontece no dia 26 de outubro, com o tema “Banco de Dados e Bim” e conta com os palestrantes Antonio Carlos Gomide e Marlos Henrique Batista.
Link para inscrições: https://cutt.ly/jgkEq6V
Informações Assessoria de Imprensa:
Innovation Comunicação Marketing e Eventos
Jornalista Responsável: Stela Piardi – DRT: 8759/PR
(41) 3033.2721 - 99670.3395