TERMINOLOGIA DAS ATIVIDADES TÉCNICAS LEGAIS DOS ENGENHEIROS CARTÓGRAFOS E AGRIMENSORES (1ª ATIVIDADE)
14-11-2023 09:32
Nesta série de artigos, vamos abordar a Terminologia das atividades técnicas legais dos Engenheiros Cartógrafos e Agrimensores, que são profissionais responsáveis por realizar levantamentos topográficos, geodésicos, cartográficos e cadastrais, entre outras atribuições. Essa terminologia é importante para definir os conceitos, as normas e os procedimentos que regem o exercício dessas atividades, bem como para esclarecer as dúvidas e as demandas dos clientes e da sociedade em geral. O Diretor Técnico da Abec-PR, Carlos Aurélio Nadal, será o autor dos artigos, que serão publicados periodicamente neste espaço. Acompanhe e participe!
TERMINOLOGIA DAS ATIVIDADES TÉCNICAS LEGAIS DOS ENGENHEIROS CARTÓGRAFOS E AGRIMENSORES (1ª ATIVIDADE)
Nestes artigos sequenciais, analisaremos as definições das atividades profissionais do Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor que legalmente são atribuídas pela Lei 5194 de 24 de dezembro de 1966 e regulamentada pela Resolução no 218 de 29 de junho de 1973 do CONFEA e posteriores.
Ocorre entre os profissionais muitas dúvidas do significado da terminologia utilizada no preenchimento de ARTs. O CREA_PR possui um glossário de atividades técnicas, (https://www.crea-pr.org.br/ws/art-anotacao-de-responsabilidade-tecnica/glossario-de-atividades-tecnicas/). Nestes artigos as definições são direcionadas ao Profissional Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor, para que componha de forma completa seus CATs.
ATIVIDADE 01 – Supervisão, coordenação e orientação técnica.
Supervisão: pode ser entendida como a ação e o resultado de supervisionar; ou seja, verificar se um trabalho técnico ou tarefa realizada por outra pessoa atende a prescrições técnicas. A supervisão está associada inicialmente a superioridade hierárquica num trabalho, e seu resultado está na confirmação da atividade proposta, verificando-se se está executada corretamente ou não. Sugiro a todos os profissionais que respondam a questões sobre a supervisão na forma: está em conformidade ou não está em conformidade com o desempenho dos subordinados.
Coordenação: corresponde ao ato de ligar um conjunto de elementos e de atividades técnicas entre as diversas partes de uma empresa de Engenharia, de um projeto, ou de um trabalho técnico. A função de coordenador muitas vezes acontece com diferentes profissionais do sistema CREA, por exemplo, em processos de Licenciamento Ambiental, na confecção de Estudos de Impacto Ambiental do meio físico, o Engenheiro Cartógrafo pode coordenar, ou ser coordenado em todo o Estudo, o qual geralmente é composto por diversos profissionais de Engenharia e de outras Profissões.
Orientação Técnica: tem como objetivo uniformizar o entendimento quanto a métodos e procedimentos para a realização de trabalhos de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, através de normas técnicas, de manuais, treinamentos e outras formas; deve ser preferencialmente efetuada por comunicação escrita. Por exemplo, descrever como um determinado levantamento topográfico deve ser executado, utilizando uma poligonal fechada com controle de erros conforme o prescrito na NBR 13133, mostrando a parte da norma a ser usada e especificando totalmente o trabalho.
No próximo artigo, discutiremos as atividades 02 da Resolução no 218 do CONFEA. Peço também se você tiver outros complementos a estes termos que poste nos comentários.