Engenheira Cartógrafa tem nome inserido no livro do mérito do Crea-PR

26-10-2022 09:01

Família da Suely Bárbara Laskowski recebe prêmio em evento do conselho

 

Por Ágatha Branco

 

Neste dia 25 de outubro, em Foz do Iguaçu, o Crea-PR realizou o evento de Cerimônia do Mérito, que indica profissionais que foram exemplo para as engenharias, agronomia e geociência.

 

Na data de hoje uma das indicadas a ter seu nome no livro do mérito do conselho foi a engenheira cartógrafa Suely Bárbara Laskowski que faleceu no dia 14 de julho de 2021, aos 61 anos. Para Pedro Laskowski Bezerra Soares, seu filho, esse prêmio materializa a relevância do trabalho de toda a vida da mãe dentro do campo da cartografia, “estamos muito emocionados em poder recebê-lo em seu nome” desabafa Pedro.

 

Graduada em Engenharia Cartográfica, pela Universidade Federal do Paraná em 1983, fez uma brilhante carreira, especializou-se na área de Geociências, com ênfase em aerofotogrametria, sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto. Atuou no setor de aerolevantamentos, com destaque para as áreas de desenvolvimento de produtos, comercial e de gestão de contratos.

 

Foi uma das fundadoras da Fator GIS, primeira revista sobre geoprocessamento no Brasil, e também do Evento GisBrasil, que na época era um dos maiores eventos de geotecnologias, sempre pensando em formatos que atendesse a todos os públicos, inclusive estudantes, com palestras gratuitas, como o espaço "GEO PARA TODOS", o último evento aconteceu em 2003 e depois seguiu atuando em empresas da área. Sua última participação profissional foi como Eng. Sênior e Pesquisadora nos Institutos Lactec, na divisão de GeoSoluções. 

 

Sergio Penna, seu irmão, também presente no evento, comentou que ela não era apenas engajada na Engenharia Cartográfica, “Suely trabalhou pela horizontalização do conhecimento do geoprocessamento entre todas as engenharias e também em outras áreas”, completa Penna.

 

Muitas foram as suas ações das quais fazem falta: da premiação em dinheiro para os melhores estudos acadêmicos aos módulos "geo para todos", que nos eventos que organizava eram conjuntos de palestras onde as geotecnologias eram apresentadas a todos os interessados, sem custo e com linguagem acessível aos leigos.

 

Seu esposo Enio Soares, comentou que a cartografia sempre foi o ar que a Suely respirou. “Desde sempre o interesse pelos mapas, pela descoberta dos caminhos, lugares e as pessoas. Sempre as pessoas! Sem elas os lugares significam muito menos. Nos congressos e inúmeros eventos que organizou, a cartografia era, ao mesmo tempo, a paixão, a ferramenta e o veículo que a Suely usava para conhecer o mundo e unir as pessoas”, finaliza Soares.

 

Representando a ABEC-PR estava presente a diretora de finanças a Engenheira Cartógrafa Taciana Vannucci, que acompanhou a trajetória brilhante da colega. 

 

A família: Sérgio Penna (irmão), Pedro Soares (filho) e Enio Soares (viúvo) 

 

A Pedro Soares, Sérgio penna, Taciana Vannucci e Enio Soares. 

Voltar

Arquivos

<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>

© 2020 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode